mentalidade financeira

dividendos na conta💰

A SUA CAIXINHA DE NOTÍCIAS CHEGOU 🗞️

Bom dia. Não ter tempo é a desculpa perfeita de quem não sabe como usá-lo. A disciplina compra a sua liberdade e você nem imagina como.

Vamos à leitura!

Mas antes disso: beba seus 500ml de água em jejum e já pega seu cafezinho.

(GIF: Giphy | Reprodução)

MEDICINA NO BRASIL

O CLIQUE DA SAÚDE: A medicina conectada na era da publicidade responsável

Um processo que durou mais de 3 anos entrou em vigor no dia 13/12/23, a famosa Resolução CFM nº 2.336/23 que permite a realização de publicidade médica. Após ter realizado inúmeras consultas públicas, webinários e ouvir a sociedade médica, o Conselho Federal de Medicina inaugurou uma era inovadora, permitindo com que o profissional médico possa divulgar seus trabalhos nas redes sociais, fazer publicidade no seu local de trabalho e até utilizar as imagens de seu paciente, com caráter educativo. 

Que avanço, hein? 😅

Sem dúvidas é um avanço. Durante décadas o CFM dividiu opiniões acerca da possibilidade dos médicos poderem mostrar à população toda a amplitude do seus serviços, mas sempre preservando o exercício ético e respeitando as regras de mercado. A resolução CFM nº 2.336/23 vem estabelecendo limites para o que se pode fazer e o que deve ser proibido. 

E como isso vai ser permitido? 🕹️🏥

Os médicos vão poder mostrar seu trabalho, divulgar preços de consultas, realizar campanhas promocionais, investir em negócios e utilizar a imagem de pacientes com seu consentimento para fins educativos e terapêuticos. MASSA né? 

E onde podem ser realizadas essas publicações, MB news? 📲💻

Vão ser consideradas todas as redes sociais próprias, como: blogs, facebook, twitter, instagram, YouTube, WhatsApp, Telegram, TikTok e quaisquer outros meios que venham a ser criados. Mas lembrando que essas publicações deverá ter o objetivo de formação, manutenção ou ampliação de clientela, bem como ofertar conhecimento de informações para a sociedade. 

Por aqui, a central MB news acredita ser um marco na medicina brasileira, abrindo oportunidades para médicos se conectarem de maneira inovadora com os pacientes e a comunidade no geral. 

BUSINESS

OS DIVIDENDOS CAINDO NA SUA CONTA: estratégias inteligentes para equilibrar as suas finanças

Sabemos que a faculdade para muitos é um período desafiador financeiramente, repleto de despesas extras e muitas vezes é um déficit financeiro constante. Entre mensalidades, livros didáticos e despesas do dia a dia, equilibrar as finanças pode parecer uma tarefa árdua. 

Embora o tempo e os recursos possam ser limitados durante a faculdade, existem maneiras de ganhar dinheiro extra que se encaixam perfeitamente na sua rotina lotada. Aqui estão algumas dicas para começar: 💵💵

  • Freelancing e trabalhos remotos: Aproveite suas habilidades e interesses para encontrar oportunidades de trabalho freelancer online. Desde redação de conteúdo até design gráfico e programação, há uma demanda crescente por talentos em diversas áreas.

  • Aulas particulares: Se você tem habilidade em alguma disciplina específica, considere oferecer serviços de tutoria para seus colegas de classe ou até mesmo para estudantes do ensino médio. Aulas particulares podem ser uma ótima maneira de ganhar dinheiro enquanto compartilha seu conhecimento.

  • Vendas online: Explore plataformas de vendas online para comercializar itens que você não usa mais. De roupas a eletrônicos, muitos estudantes podem encontrar uma fonte de renda extra simplesmente vendendo itens que já possuem.

  • Criação de conteúdo online: Seja através de blogs, vídeos ou redes sociais, a criação de conteúdo online pode ser uma maneira gratificante e lucrativa de ganhar dinheiro durante a faculdade. Explore suas paixões e interesses e compartilhe-os com o mundo.

  • Vendas de produtos na faculdade: O primeiro passo é entender as dores dos alunos da sua faculdade: seja um produto personalizado, uma sobremesa, um xérox, um café ou uma tradução de artigos. É uma infinidade de coisas que você pode fazer. 

Foi identificando as dores dos alunos que o nosso co-fundador VITU, criou uma loja de produtos médicos no 5º ano da faculdade e faturou aproximadamente 80 mil reais. 💰👀  
Além de ter realizado uma planilha de controle, o hábito de desenvolver noções básicas de investimentos e contabilidade mesmo durante a faculdade, fez com que fosse possível que ele alcançasse esses resultados. Pegou a dica aí?🫡

Ah, e se você já é formado e é um daqueles que não tem noção de como fazer suas aplicações e investimentos, anota aí: 

  • Sugerimos que você inicie estudando o MÁXIMO que conseguir sobre investimentos em títulos de RENDA FIXA, como CDBs de grandes bancos e os papéis do Tesouro Direto. A taxa básica de juros brasileiro (famosa SELIC) ainda se encontra em patamares relativamente altos (11,25% a.a). Aproveite enquanto há tempo.

CARREIRA

OS MÉDICOS SÃO OU DEVERIAM ser empreendedores natos?

Empreender nunca foi fácil. Mas talvez para a classe médica seja ainda mais desafiador. Essa profissão que ao longo da história da humanidade sempre foi encarada como sacerdócio dificulta ainda mais o médico a se sentir confortável empreendendo. 

Além disso, é quase unânime a ausência de ensino do empreendedorismo nos cursos de medicina.  Em 2021, a Revista de Medicina da USP (Universidade de São Paulo) divulgou um estudo que revelou que menos de 1% do tempo total da formação acadêmica é investida no ensino de empreendedorismo e de gestão, envolvendo disciplinas como inovação, política, economia, administração, mercado, serviços e qualidade. Assim fica mais difícil ainda, não é?

Mas não desanime! Tem muitas oportunidades fora da faculdade de medicina. Você, estudante ou médico definitivamente não nasceu sabendo como ser um empreendedor, principalmente na área médica, por isso, aqui vão alguns passos fundamentais para futuros empreendedores no mercado da medicina nos dias atuais: 

  • O primeiro: se entenda como uma marca. Organize-se desde o início como uma empresa. Isso vai mudar sua postura como médico.

  • Segundo: entenda, médicos têm que ser bons em gerir equipes. Se capacite para ser um bom gestor, mesmo que seja de uma equipe pequena.

  • Terceiro: Aproveite o poder da internet: na era digital, seu cartão de visitas passa a ser seu perfil nas principais redes sociais. Para ganhar notoriedade e autoridade, se posicionar no digital é quase que um pré requisito.

  • E o mais importante: não tenha medo. Busque referências,  cerque-se de pessoas bem qualificadas, e não pare de estudar.

E para quem ainda é acadêmico: Aqui vai uma BAITA INSPIRAÇÃO:  Você pode iniciar sua veia empreendedora ainda na faculdade: O Victor Cunha, nosso Boss, contou no Ep. 26  do Medbox Cast “Renda Extra na Faculdade de medicina” que teve uma loja de produtos personalizados da medicina durante a faculdade e a experiência trouxe muito aprendizado sobre empreendedorismo que com certeza ele aplica até hoje na sua profissão. Quem ai ja assistiu esse episódio? Está imperdível.

Aqui vai uma reflexão: O médico que realmente se preocupa em contribuir para a sociedade ao exercer sua profissão deve sim estar atento às tendências do mercado.  A medicina vai muito além do sacerdócio e com o empreendedorismo você consegue chegar mais longe e alcançar ainda mais pessoas com o seu propósito dentro dessa profissão que contribui tanto para a sociedade.

MEDICINA E CIÊNCIA

O DESCANSO ALÉM DO SONO: A virada de chave para uma vida mais equilibrada

(GIF: Giphy | Reprodução)

Que atire a primeira pedra quem nunca acordou cansado mesmo após ter dormido super bem durante a noite. Na maioria das vezes, confundimos o dormir com o descansar. Mas não é a mesma coisa e vamos te explicar. 😴

No mundo acelerado de hoje, onde a alta performance, o trabalho, os estudos e a produtividade são valorizadas acima de tudo, a médica Dra. Saundra Dalton-Smith, em sua recente palestra no TEDx, destacou  um aspecto muitas vezes negligenciado: os diferentes tipos de descanso além do sono.

SIM. Existem cerca de sete tipos de descanso e ao contrário do senso comum, o sono sozinho não é suficiente para o descanso. 👀

Explorando os sete tipos de descanso: 💆🏻‍♀

Sono reparador, que é uma boa noite de sono englobando um sono profundo e restaurador, permitindo a recuperação física e a regeneração celular. 

Descanso mental, envolve o desligar-se das preocupações e do estresse do dia a dia. Isso inclui a prática de leituras, o relaxamento e os momentos de calma e introspecção. 

Descanso social, que são os  momentos de lazer com a família e amigos, permitindo a recarga das energias através de atividades prazerosas e relaxantes. 

Descanso físico, que vai além do simples repouso, envolvendo também atividades que promovem a saúde do corpo e o relaxamento muscular.

Descanso sensorial, engloba o tempo desconectado das telas, permitindo que a mente descanse dos estímulos digitais constantes. 

Descanso criativo, refere-se ao tempo dedicado a atividades que estimulem a sua criatividade, ou atividades ao ar livre. Isso inclui qualquer atividade que permite a liberação da imaginação e a busca por novas ideais. 

Descanso espiritual,  envolve a busca por significado e propósito na vida particular e que pode ser realizado por meio de orações, reflexão espiritual e meditação. 

Esses diferentes tipos de descanso trabalham em conjunto para restaurar não apenas o corpo, mas também a mente e o espírito, proporcionando uma sensação de renovação,  bem-estar geral e um glow up na produtividade. E isso vai além do “simples” ato de dormir.

MB INSIGHTS

mb news 🗞️

Somos uma newsletter médica. o nosso objetivo é rápido e prático: manter você informado sobre tudo o que acontece na “bolha” médica.
conteúdos de saúde sobre Brasil, mundo, business, marketing, carreira e muito mais. para começar o seu dia largando na frente.

Você mais informado em apenas 4 minutos.

📬Semanalmente, na quarta-feira, às 05:30, direto na sua caixa de e-mail.
📩 Vem ser o nosso anunciante. CLIQUE AQUI

Até a próxima quarta-feira, MEDBOXERS!!
🗞️Compartilhe a sua newsletter favorita e marque a gente! @timemedbox

⚠ CUIDADO, é gratuito mas pode viciar ⚠

(GIF: Giphy | Reprodução)